A atual Escola Secundária de Santa Maria do Olival tem uma História com mais de 50 anos.
Este percurso tem a sua origem com a criação da Secção de Tomar do Liceu Nacional de Santarém, começando as suas aulas em 6 outubro de 1965.
A autonomia é conquistada em outubro de 1971, com a publicação do Decreto-Lei que cria o Liceu Nacional de Tomar, tendo iniciado as aulas em 2 outubro de 1972. A construção do edifício do Liceu, principiada em janeiro de 1972, sofreu diversos contratempos, fazendo com que as aulas se repartissem por diversos espaços da cidade. Assim, as atividades letivas neste novo espaço só se iniciaram em dezembro de 1975.
Finalmente, o Liceu Nacional de Tomar dará origem à atual Escola Secundária de Santa Maria do Olival, através de Decreto-Lei publicado em abril de 1978.
Com o projeto Memórias do Liceu / ESSMO, mais do que uma listagem de datas, pretendemos recuperar e salvaguardar o historial e as memórias de uma instituição de uma comunidade (alunos, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação), abrangendo várias gerações.
Além do arquivo digital disponibilizado nesta página - repartido pelos menus Imprensa, Publicações, Documentos, Fototeca e Cartazes – o projeto dinamiza ainda a página do Facebook Memórias do Liceu/ ESSMO, onde publica regularmente, mas que pretende, sobretudo, receber as partilhas desta comunidade escolar de milhares de pessoas.